UEFA: Jovens talentos e árbitras em Nyon


O programa de desenvolvimento de árbitros da UEFA é reatado esta semana com dois cursos em Nyon: o curso para jovens talentos e mentores e mais recente seminário para árbitras internacionais.

O programa de talentos e mentores tem vindo a mostrar a sua importância ao longo dos anos. Os jovens juízes, árbitros e árbitros assistentes são aconselhados por mentores experientes, também eles antigos árbitros internacionais com vasta experiência. Vinte árbitros e assistentes vão estar esta semana em Nyon para dar mais um passo importante nas respectivas carreiras.

Diversos árbitros que passaram pelo programa de talentos e mentores conseguiram dirigir jogos ao mais alto nível, tanto de clubes como de selecções, incluindo encontros do Campeonato do Mundo e a final da UEFA Champions League. Mais de 170 árbitros participaram no programa ao longo dos últimos 12 anos.

Os jovens árbitros e assistentes - os talentos - crescem através da experiência que lhes é transmitida pelos seus mentores e o papel destes é determinante. Mantêm-se em permanente contacto com os jovens juízes que acompanham, seja via telefone e e-mail ou recebendo-os em suas casas e deslocando-se aos respectivos países. As conversas centram-se nas actuações dentro do relvado, mas também em outras questões, como a dieta alimentar e a conduta geral a seguir, ou o melhorar da comunicação em inglês, hoje a língua comum a nível da arbitragem na UEFA.
A UEFA vai explicar a filosofia do curso de talentos e mentores. O organismo responsável pelo futebol europeu acredita que os jovens árbitros e árbitros assistentes devem ser tratados da mesma forma que os jovens futebolistas. Os jogadores beneficiam com o acompanhamento de treinadores experientes e os juízes em formação irão beneficiar igualmente do saber daqueles que, no passado, percorreram o caminho que eles agora estão a iniciar.

O curso contará também com uma sessão prática, em que os jovens árbitros terão oportunidade de participar num treino no Centro de Arbitragem de Excelência da UEFA (CORE) e que inclui a análise da final da UEFA Europa League, desta quarta-feira. O Comité de Arbitragem da UEFA irá apresentar conselhos para ajudar os jovens árbitros e assistentes.

Enquanto isso, o curso de árbitras contará com a participação de elementos da categoria elite e de desenvolvimento de elite, assim como com novas árbitras internacionais. O curso é composto por sessões práticas e de preparação física, com os membros do Comité de Arbitragem da UEFA a proporcionarem conselhos de especialistas sobre diversas matérias como o posicionamento e movimentações, mão na bola, fora de jogo, gestão da marcação de livre e prevenção de lesões.

As juízas vão analisar a arbitragem na final da UEFA Europa League, enquanto as novas árbitras internacionais receberão instruções da administração da UEFA sobre os deveres de um árbitro num jogo europeu.

Fonte: UEFA

Comentários