Dia do Fair Play faz 15 anos


A cada mês de setembro, a FIFA volta toda sua atenção ao fair play, algo que a entidade que dirige o futebol mundial vem defendendo com firmeza desde 1988. Apesar de a iniciativa estar sempre em primeiro plano – um prêmio de fair play é entregue em todas as competições da organização, e uma pessoa, uma federação ou um clube são anualmente homenageados na Gala da Bola de Ouro FIFA –, agora é quando essa missão é celebrada.
Para marcar o 15º aniversário do Dia do Fair Play da FIFA, criado em 1997, o FIFA.com vasculhou seus arquivos para encontrar 15 dos mais interessantes exemplos de espírito esportivo na última década e meia. A lista não tem a intenção de ser completa, dada a quantidade de gestos de fair play que acontecem diariamente em todo o mundo. Porém, essa seleção aleatória busca colocar em evidência um importante aspecto do esporte que todos amamos.
24 de março de 1997, Campeonato Inglês, Arsenal x LiverpoolRobbie Fowler garantiu que não havia sofrido falta do goleiro David Seaman na grande área, tentando sem sucesso que o árbitro mudasse de ideia em relação ao pênalti que apitou. O próprio Fowler se apresentou para bater e errou a cobrança, mas seu companheiro Jason McAteer marcou no rebote. Muita gente acredita que o atacante cobrou a penalidade máxima deliberadamente mal, mas à época ele negou. "Bater pênaltis faz parte do trabalho de alguém como eu, cuja função é fazer gols. Queria convertê-lo, foi o que tentei fazer. Não o perdi de propósito. Aconteceu, foi uma má cobrança", disse.
13 de fevereiro de 1999, Copa da Inglaterra, Arsenal x Sheffield UnitedO técnico do Arsenal, Arsène Wenger, propôs que esse encontro, válido pela quinta fase da competição, fosse jogado novamente devido às polêmicas circunstâncias nas quais ele havia sido ganho por sua equipe. O gol da vitória tinha sido marcado por Marc Overmars depois de Nwankwo Kanu não ter devolvido a bola aos adversários, que a tinham chutado para fora para que Lee Morris fosse atendido em campo. O jogo foi repetido dez dias depois, mas o Arsenal voltou a ganhar por 2 a 1.
16 de dezembro de 2000, Campeonato Inglês, Everton x West HamPaolo Di Canio recebeu um cruzamento na entrada da área quando o goleiro do Everton, Paul Gerrard, caiu ao chão, parecendo seriamente contundido. Ao invés de bater para o gol, Di Canio pegou a bola com as mãos e apontou em direção ao arqueiro. O estádio inteiro aplaudiu de pé o centroavante, que ganhou o prêmio de Fair Play da FIFA.
23 de maio de 2001, Liga dos Campeões da Europa, Bayern de Munique x ValenciaOliver Kahn saiu vitorioso da decisão por pênaltis que definiu o torneio. Mas, ao invés de comemorar o título com seus companheiros, o goleiro alemão foi diretamente abraçar seu adversário e colega de profissão, Santiago Cañizares, reconfortando-o. A UEFA entregou a Kahn o Prêmio de Fair Play por sua camaradagem. Esse notável gesto de gentileza foi repetido no ano seguinte, quando o artilheiro Ronaldo consolou o próprio Kahn, cujos erros custaram caro à Alemanha na final da Copa do Mundo da FIFA 2002.
1º de fevereiro de 2003, Copa Carlsberg, Seleção do Campeonato Dinamarquês x IrãCapitão da equipe dinamarquesa, Morten Wieghorst cobrou um pênalti deliberadamente para fora. A razão foi que o zagueiro iraniano havia pegado a bola com as mãos por pensar que tinha ouvido o apito do árbitro indicando o fim do primeiro tempo, quando na verdade o som tinha vindo das arquibancadas. "Era injusto me aproveitar", afirmou Wieghorst. O meia foi eleito Jogador do Ano em seu país e ganhou um prêmio de fair play do Comitê Olímpico Internacional.
30 de abril de 2005, Campeonato Alemão, Werder Bremen x Arminia BielefeldMiroslav Klose caiu na área em uma dividida com o goleiro do Arminia, Mathias Hain, que recebeu o cartão amarelo após a marcação do pênalti. Mas Klose insistiu com o árbitro que o arqueiro havia tocado primeiro a bola e que, portanto, não houve penalidade. O juiz reverteu a decisão e retirou a advertência. Klose recebeu um prêmio de fair play. "Para mim, é uma honra enorme receber este prêmio, mas também estou um pouco incomodado. Isso é algo que, para mim, sempre se deveria fazer. Eu faria isso de novo, sempre", disse o atacante.
20 de setembro de 2005, Copa da Holanda, Ajax B x Cambuur LeeuwardenJan Vertonghen tentou devolver a bola aos adversários após um companheiro recolocá-la em jogo, mas o que deveria ser um passe para o goleiro acabou se tornando um gol no ângulo, que ampliou a vantagem do Ajax B no placar para 3 a 0. Como resultado, sua equipe permitiu que o Cambuur marcasse um gol sem oferecer resistência. O jogo terminou 3 a 1.
28 de agosto de 2007, Copa da Liga Inglesa, Nottingham Forest x LeicesterO zagueiro Clive Clarke, do Leicester, sofreu uma parada cardíaca durante o intervalo desse jogo, que foi interrompido quando ele precisou ser levado às pressas para o hospital. Quando a partida foi disputada novamente, desde o início, o Leicester permitiu que o goleiro adversário caminhasse com a bola por todo o campo e reestabelecesse o marcador, que era de 1 a 0 para o Nottingham no momento do incidente. Clarke se recuperou, mas não voltou a jogar.
28 de agosto de 2007, Liga dos Campeões da Europa, Liverpool x ToulouseA rivalidade entre Liverpool e Everton é uma das mais intensas da Inglaterra, mas até mesmo isso foi deixado de lado após um trágico episódio na cidade. O menino Rhys Jones, torcedor do Everton de 11 anos, morreu ao receber um tiro uma semana antes do jogo do Liverpool com a equipe francesa. O clube rubro, então, tomou uma medida sem precedentes. Ao invés de tocar a tradicional You'll Never Walk Alone, canção que lhe serve de hino, entrou em campo ao som da música de abertura da série "Z-Cars", que é o hino informal do Everton. Além disso, Liverpool e Toulouse usaram uma faixa em sinal de luto pelo jovem Jones.
23 de dezembro de 2009, Campeonato Francês, Olympique de Marselha x AuxerreO Olympique ficou com dez em campo quando o centroavante Valter Birsa, do Auxerre, caiu em uma dividida com o zagueiro Bakary Koné. No entanto, o atacante insistiu com o árbitro para que revertesse sua decisão, até consegui-lo. "Koné não fez nada, só colocou a mão em minhas costas. Não teve má intenção. Nós dois fomos disputar a bola e ele caiu em cima de mim. Mas não aconteceu nada. Por isso, pedi para o juiz não expulsá-lo", disse o esloveno depois do jogo.
28 de janeiro de 2010, Campeonato Iraniano, Moghamvemat x Steel Azin
Em um jogo decisivo para ambos os times, o goleiro do Steel Azin, Hamid Neshatjoo se arriscou em uma dividida e recebeu um golpe na cabeça. Amin Motevaselzadeh pegou a bola fora da área, driblou um zagueiro e, ao invés de fazer um gol fácil, chutou para fora ao se dar conta de que o arqueiro tinha se contundido. O Moghamvemat acabou perdendo o jogo por 2 a 1 e Motevaselzadeh recebeu o prêmio de fair play da competição nesse ano.
8 de dezembro de 2010, Campeonato Peruano, León de Huánaco x Universidad San MartínNo jogo de ida da final, Gustavo Rodas recebeu cartão vermelho. O comitê disciplinar da Federação Peruana de Futebol anulou a expulsão, mas o técnico do León, Franco Navarro, não concordou com a decisão. Assim, informou o treinador adversário de que Rodas não seria escalado para a partida de volta, respeitando a decisão original de suspender o jogador. Navarro recebeu o prêmio de fair play do futebol peruano em 2010 e também foi eleito o melhor técnico desse ano. "Estou surpreso com os elogios. Recebo este prêmio com alegria e sei que um grupo humilde como o nosso está orgulhoso de um gesto como este."
31 de agosto de 2011, Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama x CearáO técnico Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral durante o clássico com o Flamengo e o Vasco precisou jogar a partida seguinte com ele ainda em recuperação no hospital. Então, seus comandados entraram em campo carregando uma faixa com palavras de incentivo – o mesmo que fizeram os jogadores do Ceará. Antes do início do encontro, os atletas das duas equipes se abraçaram ao redor do círculo central e rezaram pela rápida recuperação do treinador.
12 de fevereiro de 2012, Campeonato Mexicano Sub-20, Pachuca x Estudiantes TecosUma bola recolocada em jogo e que deveria ser devolvida ao Pachuca acabou resultando em um pênalti para o Estudiantes, cujos jogadores partiram para o ataque até que um deles fosse parado por uma falta do goleiro adversário. Consternado com o comportamento antiesportivo de seus comandados, o técnico da equipe beneficiada com a penalidade, Mauricio Gallaga, ordenou que a cobrança fosse feita para fora. "Ficam me perguntando o que eu teria feito se o jogo estivesse empatado. Minha resposta é: 'Teria feito o mesmo'", afirmou o treinador.
10 de abril de 2012, Campeonato Alemão da Segunda Divisão, St. Pauli x Union de BerlimO centroavante Marius Ebbers, do St. Pauli, teve uma grande chance de pôr sua equipe à frente no placar, mas a bola bateu em sua mão e o gol foi marcado irregularmente. O árbitro não viu o lance com clareza e validou a jogada. Ebbers, no entanto, explicou-lhe que havia usado a mão para marcar e pediu que revertesse sua decisão. A atitude valeu um elogio do presidente da FIFA, Joseph S. Blatter. "Grande exemplo de Marius Ebbers. Serve para mostrar que o fair play ainda é possível no futebol e não impede ninguém de ganhar um jogo", disse o dirigente.

Fonte: FIFA
Texto escrito em português do Brasil

Comentários