FPF: Acção para Observadores de Árbitros



O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) promoveu o primeiro curso de Observadores Categoria C2. As acções realizaram-se a 8 de Setembro,  em Lisboa (no Auditório Manuel Quaresma da Sede da FPF), e a 9 de Setembro, no Porto (ISEP). No total das duas formações contaram com 180 participantes de todo o país representando 18 Conselhos de Arbitragem das Associações Distritais e Regionais (ADR).
Com esta acção o CA da FPF pretendeu:

- Melhorar a qualidade da formação dos observadores distritais;

- Qualificar e uniformizar os processos da avaliação do desempenho dos árbitros para cada variante do futebol, por nível de intervenção dos respetcivos agentes;

- Apoiar directamente as ADR que, pela sua dimensão, não têm recursos para realizar, exclusivamente por si, a formação;

- Optimizar a eficiência do investimento financeiro que é efetuado pela FPF, LPFP e pelas ADR, normalizando os procedimentos inerentes às condições de rendibilização dos processos de ensino-aprendizagem;

- Certificar os observadores que já exercem a sua actividade no âmbito da observação distrital de Futebol e Futsal.

Foi neste enquadramento que o CA da FPF tomou a iniciativa de iniciar a actualização de observadores ObsC2, através de uma primeira acção de actualização e reciclagem.  Os objetivos foram alcançados.
A acção destinou-se a todos os observadores de futebol e de futsal de categoria ObsC2 (ex-categoria distrital) em funções nos CA das ADR.
Os observadores distritais fizeram-se acompanhar por um dirigente do seu CA e/ou o coordenador da formação do CA respectivo.

Fonte: FPF

Comentários