Época 2013/2014: Mil jogos para apitar


Vão ser mais de mil jogos (concretamente 1009) que os árbitros irão apitar nas competições profissionais durante a época 2014/15, segundo as contas do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

De uma temporada para a outra, o acréscimo de jogos nas duas ligas profissionais é significativo. Com os alargamentos (de 16 para 18 equipas no escalão maior e de 22 para 24 na 2.ª Liga), o número de encontros passa de 702 para 858 no total das duas divisões. Juntando a Taça da Liga e a Taça de Portugal, são mais de mil os jogos que o quadro de 23 árbitros (os mesmos do último ano, mais 12 de categoria C2) e 50 assistentes terá de apitar ao longo da temporada.

O alargamento nos dois escalões profissionais obrigou também a uma arrumação no calendário que faz com que esta época se realizem 12 jornadas da 2.ª Liga a meio da semana, mais cinco do que na época passada, o que obriga a uma grande agilidade na nomeação dos árbitros e... maior disponibilidade dos homens do apito. Não vai ser fácil.

Regras iguais

Sem interlocutor na Liga, eventuais alterações a regras autorizadas pela FIFA (aprovadas peloInternational Board) e que foram utilizadas no Mundial não poderão ser aplicadas pelo menos no início do campeonato. Além do recurso da tecnologia de golo (o que obviamente implicaria um investimento de alguns milhões de euros), fica também comprometida a utilização do spray na marcação dos livres.

Nestes dias que antecederam o pontapé de saída das provas profissionais, os árbitros estiveram a prestar esclarecimentos em vários clubes, aclarando algumas das regras, recorrendo a um vídeo que a UEFA produziu e distribuiu.

Propostas na gaveta

A aguardar por discussão e aprovação estão as propostas de alteração ao Regulamento de Arbitragem que o CA da FPF apresentou em abril à Liga.

Sem também qualquer evolução estão os projetos para alterar algumas das normas do Regulamento Disciplinar propostas pelos clubes. Sendo assim, os campeonatos arrancam sem mudanças regulamentares.

Penálti só por mão deliberada

A quantidade de penáltis que foram assinalados na última época por bola na mão sem ser clara a ação deliberada do infrator, levou o CA a chamar a atenção dos árbitros para esse tipo de situações.Penálti, sim, se a infração for deliberada segundo o critério do árbitro.Outras recomendações já vêm de épocas anteriores: proteção dos jogadores e severidade na punição das entradas violentas e marcação de off-side quando jogador em posição irregular fizer menção de jogar a bola (isto é, não é preciso esperar que haja toque na bola – algo que aliás já era prática em Portugal e que agora ficou claro em letra de lei).

Fonte: Record

Comentários