UEFA adopta uso de spray nas suas competições

O "spray" de tinta temporária, utilizado pelos árbitros para marcar o limite mínimo de distância entre as barreiras e o local de marcação de livres, passará a ser usado nos jogos das provas da UEFA, após um bem-sucedido período de testes.

"Após um teste bem-sucedido no Campeonato da Europa de Sub-17 de 2014, em Malta, estou satisfeito por o Comité de Arbitragem ter aprovado o uso do 'spray' nas nossas competições seniores", explicou o Presidente da UEFA, Michel Platini.
"Como todos viram no Mundial, o 'spray' foi muito útil na ajuda aos árbitros durante a marcação de livres e tenho a certeza que veremos resultados semelhantes nos nossos encontros da presente temporada. Aproveito também a oportunidade para elogiar a memória do recentemente falecido presidente da Federação Argentina de Futebol, Julio Grondona, que inicialmente pressionou, há alguns anos, o International Board para o uso do 'spray'. O seu contributo e determinação foram decisivos para o processo de implementação."
O director dos árbitros da UEFA, Pierluigi Collina, acrescentou: "Inicialmente discutimos a introdução do 'spray' com todos os árbitros de elite da UEFA durante o nosso curso de Inverno, em Lisboa, em Fevereiro passado, e testámo-lo, em Maio, em Malta, no Campeonato da Europa de Sub-17. Após um teste bem-sucedido e a aprovação do Comité de Arbitragem, estamos prontos a utilizar o 'spray' já na próxima semana, na SuperTaça Europeia."
"Na minha opinião, não há dúvidas que o 'spray' permite aos árbitros um controlo mais fácil nas situações de livres, uma vez que os jogadores deixam de poder encurtar a distância das barreiras recorrendo ao uso dos chamados 'passos de pinguim'. Uma vez a barreira defensiva ter sido correctamente posicionada, o livre será cobrado com a distância respeitada."
O "spray" recebeu um "feedback" positivo quando foi testado pela primeira vez, este Verão, no Campeonato da Europa de Sub-17. Será utilizado pela primeira vez numa competição da UEFA na SuperTaça Europeia, entre o Real Madrid CF e o Sevilla FC, a 12 de Agosto, em Cardiff. Será usado na UEFA Champions League já a a partir dos "play-off" e na UEFA Europa League a partir da fase de grupos. Também será utilizado na fase de apuramento para o UEFA EURO 2016, que se iniciará em Setembro.

Fonte: UEFA

Comentários