História tocante: Foi árbitro internacional e agora é refugiado...

A última vez que Al-Kadri tinha estado na Alemanha foi em circunstâncias muito diferentes: foi árbitro assistente no Campeonato do Mundo. 

O sírio Hamdi Al-Kadri costumava participar em jogos de futebol com jogadores tão importantes como Ronaldo. Agora, forçado a fugir da Síria, o refugiado arbitra os jogos de amadores como uma forma de se integrar no seu novo país, a Alemanha.


O ex-árbitro da FIFA, de 51 anos, fugiu da guerra civil síria em 2012, depois de a sua casa em Damasco ter sido destruída num ataque aéreo. Primeiro fugiu para a vizinha Jordânia e depois para a Alemanha, sempre com a mulher e os quatro filhos. A última vez que tinha estado no país foi em circunstâncias muito diferentes - como um árbitro assistente no Campeonato do Mundo de 2006. "Lembro-me de quão bem organizado tudo estava na Alemanha. Para mim foi o torneio de alto nível com melhor organização", afirmou.

Agora, Al-Kadri é um dos mais de um milhão de migrantes que chegaram à Alemanha no último ano. E embora o clima geral em relação aos migrantes tenha azedado, o SV Postbauer ainda não acredita na sorte de ter alguém que costumava ser árbitro a tempo inteiro. Al-Kadri obteve uma licença de arbitragem da Bavarian Football Association (BFV) em setembro - um pequeno pedaço de papel que lhe dá muita esperança. No domingo, arbitrou o seu segundo jogo, distribuindo sete cartões amarelos.


"Quero que meus filhos terminem seus estudos e depois façam o que quiserem na universidade", explica.


"A Alemanha é um país estável, o futuro é seguro".

Fonte: DN

Comentários